A Análise de Vínculos dispõe de recursos que permitem ao usuário enxergar os dados “desenhados”, proporcionando uma visão mais clara dos relacionamentos existentes entre os objetos.Com esses recursos visuais é possível enxergar mais longe e verificar o sentido dos dados, além de permitir que os analistas treinem hipóteses e testem teorias e modelos de mapas mentais. As ferramentas de análise de vínculos permitem expandir a capacidade cognitiva e levar a uma visão mais clara dos dados.
Também chamadas de análise de redes, permitem determinar relações entre entidades de atividades aparentemente distintas. Na análise de redes são automaticamente relacionadas entidades supostamente díspares, sendo gerada uma visão geral e mais abrangente da atividade em exame. Possibilitam verificar situações inicialmente não detectadas como grupos de pessoas que mantêm contatos com outros grupos de pessoas e/ou organizações que interagem com outras organizações criminosas, o que antes permanecia obscuro e impossível de detectar.
As análises de redes permitem que visualizemos como os dados se relacionam entre si, podemos fazer a ligação de qualquer tipo de dado. Os tipos de dados clássicos para essas análises são ligações telefônicas, movimentações de contas correntes e envio de mensagens. Podemos evidenciar o envolvimento entre os objetos de análise e inferir ordem e construir teorias com os dados, para posteriormente analisar e testar as teorias e realimentar a análise.